sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Análise de usabilidade de sites


Dentro do tipo de notícia que o site da BBC Brasil propõe publicar, o portal não deixa nada a desejar: informação balanceada sobre os principais acontecimentos do dia no mundo, sempre dando destaque às notícias que estão na mídia constantemente, como a guerra no Iraque. Como é um ‘braço’ no Brasil do portal britânico, sempre dedica espaço a matérias sobre a Grã-Bretanha.

Por ser destinado a um público exigente – já que estes buscam um portal de notícias internacional – o site apresenta um conteúdo alternativo em suas pautas, com assuntos que muitas vezes são esquecidos pela grande mídia, como as guerras civis no continente africano. Um exemplo é uma matéria de segunda chamada de hoje (06/09): Darfur: Sudão e rebeldes discutirão paz em outubro.

Quanto à acessibilidade, o tempo de carregamento das páginas é tolerável (até para a internet discada), apesar das matérias sempre acompanharem fotos, links e vídeos. Porém, as matérias nunca possuem o nome dos jornalistas, excetuando-se artigos e um outro canal – o blog dos editores – criado justamente para disponibilizar um contato entre público e portal, através de comentários, sugestões e dúvidas. O site sempre realiza enquetes sobre os assuntos de maior destaque.

O portal da BBC Brasil mantém um padrão em todos os seus links, e a cor azul – predominante no portal de notícias, além do preto, são praticamente as únicas que compõem o ‘cenário’, sendo de ótima escolha, pois não torna a leitura das matérias pesada. Apesar de possuir bastantes links, estes se fazem necessários, pois levam o internauta a ter conhecimento de todo o andamento do fato, e não levam a assuntos irrelevantes. Desta forma, o portal da BBC Brasil atinge todos os seus objetivos dentro da proposta escolhida.

O site da Prefeitura Municipal de Itanhaém, apesar de ser produzido com a intenção de informar munícipes sobre serviços e eventos na cidade, sempre acaba sendo um meio de ‘divulgar’ os projetos e melhorias da administração presente. O portal possui linguagem clara, que não prejudica o entendimento das notícias, e a página carrega com ‘certa’ facilidade.

As matérias não são assinadas, mas são atribuídas aos respectivos setores da assessoria, com o devido e-mail abaixo, para possíveis dúvidas. Na parte inferior da página, há endereço, e-mail e telefone da Assessoria de Comunicação. Há ainda um link “Fale conosco” bem no topo da página, que possibilita outro meio de comunicação.

As cores predominantes são o azul e preto (para os textos), porém, há uma quantidade relevante de links coloridos que não chegam a prejudicar o visual do site, mas que deixam o cenário um pouco pesado. Um link de busca de matérias na parte superior do site favorece a proposta do site, para que o cidadão encontre com maior facilidade as informações que deseja obter.
Se o site da SBD se limitasse somente ao espaço visualizado quando se entra no site, sem mover a barra de rolagem, já estaria bom. Os primeiros links já satisfazem todas as dúvidas sobre o assunto (tudo sobre diabetes – sintomas, alimentação, atividade física, dúvida com médicos, agenda de eventos), olhando-se do (nosso) ponto de vista de leigo.

As cores da página são em sua maioria neutras, agradáveis, mas o exagero de informações - pois a primeira página é extensa - tornam a leitura meio confusa, cansativa, devido a tanta informação. Deveria ser mais enxuto. Apesar disso, o site carrega com facilidade, e a maioria das matérias são assinadas, tendo todas espaço para comentários. Há no topo do site um link para contactar a SBD, e ainda, o espaço inferior geralmente de praxe em sites, com endereço, telefone e expediente – com os nomes dos repórteres, conselho editorial, presidência da SBD e até da assessoria de comunicação responsável.
Avaliação: BBC Brasil - 29 pontos
Pref. Itanhaém - 23 pontos
SBD - 24 pontos

Nenhum comentário: